Matéria publicada em 1975 comentava a ansiedade do elenco para a novela que estrearia em três meses, mas que nunca foi de fato ao ar: A Fabulosa Estória de Roque Santeiro e de sua Fogosa Viúva, a que era sem nunca ter sido.
Roque Santeiro, de Dias Gomes, marcada para substituir Escalada dia 25 de agosto, primeira novela a cores das 20 horas está provocando no elenco um entusiasmo poucas vezes notado no início dos trabalhos de outras novelas. As gravações começaram na semana passada, sob a direção de Daniel Filho, e alguns atores - tanto os que estão estreando na Globo como os veteranos - se mostravam até nervosos, como se estivessem interpretando seu primeiro papel.
Elza Gomes, por exemplo, não parecia ter mais de 30 anos de carreira quando foi fazer o teste de fixação de seu personagem. "Eu estou muito nervosa. Nunca em televisão fiz um papel tão sério. Em rádio, sim. Fui muitas vezes a mulher má. Agora me destacaram para o papel de uma mulher circunspecta e misteriosa."
A história de Dias Gomes gira em torno da figura mítica do herói Roque Santeiro (Francisco Cuoco). A novela passa-se numa cidade fictícia, mas da época atual (Asa Branca, localizada no Nordeste), onde o ambiente é de muita simplicidade. A igrejinha, a casa do prefeito, o cabaré fixam bem o clima reinante no lugar. A cidade inteira vive da lembrança de seu herói. De uma forma ou de outra, todos estão ligados a Roque Santeiro. Alguns cultuam a sua memória, outros atribuem-lhe milagres, mas existem os que o odeiam.
Do elenco de Roque, alguns já trabalharam em novelas de Dias Gomes, como Francisco Cuoco, Lima Duarte e Bete Faria. Outros estão estreando na Globo (Dênis Carvalho, Sandra Barsoti, Eva Todor, Leina Krespi e Valdir Meia). Conscientes da força que Dias imprime a seus personagens, todos estão se preparando com muito cuidado.
Dênis Carvalho vai interpretar um ator que vive o papel de Roque no cinema. Muito contente por estrear na Globo - "e ainda mais numa novela de Dias Gornes" -, ele está tranqüilo, procurando entrosar-se com tudo e com todos.
Sandra Barsoti |
Lutero Luís, que foi o Professor Tadeu em Escalada, aparece em Roque Santeiro como o Prefeito Seu Flor. "Minha aspiração na outra novela foi realizada agora: consegui chegar ao posto de prefeito da cidade, graças à ajuda de minha mulher, D. Pombinha."
Eva Todor como D. Pombinha |
Lady Francisco, eleita Rainha da Equipe Técnica da novela, está curtindo seu novo título e o papel expansivo que interpretará. Ela será Rosali, formando com Leina Krespi (Ninon) a dupla de cantoras de um cabaré dirigido por Rosamaria Murtinho (Matilde).
Teresa Amaio, que está voltando à Globo depois de longo tempo afastada, será Mocinha, filha de Lutero Luís e Eva Todor. Lima Duarte viverá um vaidoso homem de mil perucas (Sinhozinho Malta). Bete Faria, como viúva de Roque, terá sobre si toda atenção da cidade.
Milton Gonçalves será o intransigente Padre Honório. E a estreante Cidinha Millan vai viver João Ligeiro, uma menina criada como cangaceiro e que de repente aparece grávida.
Por Daisy Prétola
Revista Amiga TV
1/5/1975
Nenhum comentário:
Postar um comentário