terça-feira, 24 de maio de 2011

ROQUE JÁ E UM SUCESSO PARA O ELENCO - A EXPECTATIVA DE ROQUE SANTEIRO, A NOVELA QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO

Matéria publicada em 1975 comentava a ansiedade do elenco para a novela que estrearia em três meses, mas que nunca foi de fato ao ar: A Fabulosa Estória de Roque Santeiro e de sua Fogosa Viúva, a que era sem nunca ter sido.


Roque Santeiro, de Dias Gomes, marcada para substituir Escalada dia 25 de agosto, primeira novela a cores das 20 horas está provocando no elenco um entusiasmo poucas vezes notado no início dos trabalhos de outras novelas. As gravações começaram na semana passada, sob a direção de Daniel Filho, e alguns atores - tanto os que estão estreando na Globo como os veteranos - se mostravam até nervosos, como se estivessem interpretando seu primeiro papel.

Elza Gomes, por exemplo, não parecia ter mais de 30 anos de carreira quando foi fazer o teste de fixação de seu personagem. "Eu estou muito nervosa. Nunca em televisão fiz um papel tão sério. Em rádio, sim. Fui muitas vezes a mulher má. Agora me destacaram para o papel de uma mulher circunspecta e misteriosa."

A história de Dias Gomes gira em torno da figura mítica do herói Roque Santeiro (Francisco Cuoco). A novela passa-se numa cidade fictícia, mas da época atual (Asa Branca, localizada no Nordeste), onde o ambiente é de muita simplicidade. A igrejinha, a casa do prefeito, o cabaré fixam bem o clima reinante no lugar. A cidade inteira vive da lembrança de seu herói. De uma forma ou de outra, todos estão ligados a Roque Santeiro. Alguns cultuam a sua memória, outros atribuem-lhe milagres, mas existem os que o odeiam.

Do elenco de Roque, alguns já trabalharam em novelas de Dias Gomes, como Francisco Cuoco, Lima Duarte e Bete Faria. Outros estão estreando na Globo (Dênis Carvalho, Sandra Barsoti, Eva Todor, Leina Krespi e Valdir Meia). Conscientes da força que Dias imprime a seus personagens, todos estão se preparando com muito cuidado.

Dênis Carvalho vai interpretar um ator que vive o papel de Roque no cinema. Muito contente por estrear na Globo - "e ainda mais numa novela de Dias Gornes" -, ele está tranqüilo, procurando entrosar-se com tudo e com todos.

Sandra Barsoti
Outra estreante empolga é Sandra Barsoti, que também vai interpretar uma atriz que trabalha no filme sobre Roque. "Entrei para -brigar. Está é meu primeiro papel numa novela da Globo, mas estou sendo bastante orientada por Daniel Filho. É uma boa chance e quero aproveitá-la."

Lutero Luís, que foi o Professor Tadeu em Escalada, aparece em Roque Santeiro como o Prefeito Seu Flor. "Minha aspiração na outra novela foi realizada agora: consegui chegar ao posto de prefeito da cidade, graças à ajuda de minha mulher, D. Pombinha."

Eva Todor
como D. Pombinha
Dona Pombinha é Eva Todor, atriz consagrada no teatro, mas que está se exigindo demais, pois também está estreando na Globo. "Tenho que estar mais atenta que os outros, porque em teatro estou acostumada a improvisar. Mas o Daniel Filho está sendo sensacional comigo."

Lady Francisco, eleita Rainha da Equipe Técnica da novela, está curtindo seu novo título e o papel expansivo que interpretará. Ela será Rosali, formando com Leina Krespi (Ninon) a dupla de cantoras de um cabaré dirigido por Rosamaria Murtinho (Matilde).

Teresa Amaio, que está voltando à Globo depois de longo tempo afastada, será Mocinha, filha de Lutero Luís e Eva Todor. Lima Duarte viverá um vaidoso homem de mil perucas (Sinhozinho Malta). Bete Faria, como viúva de Roque, terá sobre si toda atenção da cidade.

Milton Gonçalves será o intransigente Padre Honório. E a estreante Cidinha Millan vai viver João Ligeiro, uma menina criada como cangaceiro e que de repente aparece grávida.

Por Daisy Prétola
Revista Amiga TV
1/5/1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário