quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ALÉM DE ASA BRANCA - ROQUE SANTEIRO: POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO



O sucesso de "Roque Santeiro" merece meditação e análise. É cedo demais para a análise precisa. Muitos elementos ficarão claros ao longo do tempo. Alguns pontos, porém, parecem-me óbvios.

1) O esquema das novelas das oito estava, já, cansando. De alguma forma elas se repetiam. Vinham sendo feitas com fórmulas. "Roque Santeiro" sacudiu o gênero.

2) Muitos dos principais autores de telenovela estavam fora delas, alguns nas séries e seriados (como o próprio Dias Gomes). Janete Clair e Jorge Andrade morreram; Lauro César Muniz estava afastado do horário desde "Os gigantes"; Bráulio Pedroso idem. Ora, só aqui são cinco nomes do primeiro time. Abala.

3) Vários diretores importantes também andavam afastados das telenovelas, atuando em seriados e séries. A novela aos poucos foi perdendo autoria, estilo, definição estilística. Sinto em "Roque Santeiro" uma preocupação com tudo isso. Há três diretores, porém, sobreleva uma unidade estilística que traz bom resultado.

O mais... bem, o mais é o talento do autor e um elenco que dificilmente pode ser superado no Brasil em termos de aliança de qualidade com tarimba. É até injusto citar, mas que qualidade e variedade de bons atores em ótimos personagens!

CEGO JEREMIAS - O QUE VÊ LONGE

Um talento multiforme da televisão, do qual se tem falado relativamente pouco, está brilhando agora - novamente como ator - na novela "Roque Santeiro": Arnaud Rodrigues, fazendo o cego Jeremias. Arnaud tem feito de tudo, na televisão: redator de programas humorísticos, cantor, compositor, humorista (lembram-se dele com Chico Anysio fazendo "Baiano e os novos Caetanos?") e, desde a minissérie "Bandidos da Falange" parece ter encetado uma definitiva carreira de ator dramático, em que nunca falta um travo de ironia, para não dizer comicidade.

Atualmente, como o cego Jeremias, não tem aparecido muito. Mas em cada cena é marcante. É desses artistas que conseguem fazer de um pequeno papel, interpretação pregnante. Aposto que muita gente "torce" para que apareçam Jeremias, seu violão, seu pequeno guia e seu incrível poder de percepção das coisas - um cego que, na verdade, "enxerga" muito mais longe que os de suposta boa vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário